CURSO DE Presencial

ADMINISTRAÇÃO

  • Modalidade: Bacharelado
  • Carga Horária: 3.240 horas
  • Duração do Curso: Mínimo de 4 anos e, máximo de 7 anos.
  • Turno: Noturno
  • E-mail: 0352.pandopandeff@cnec.br
  • Coordenador do Curso: Pando Angeloff Pandeff
  • Investimento Mensal: R$ 908,87

**NOVAS TURMAS NA UNIDADE FACNEC**

Objetivo:  O Curso de Administração tem por finalidade proporcionar aos acadêmicos uma formação humanística e uma visão global do meio social, capacitando-os a intervir e tomar decisões para melhorar a qualidade de vida da sociedade, tendo os pressupostos teóricos e práticos das Ciências da Administração como premissa básica para sua atuação pessoal e profissional, provendo a sociedade de líderes organizacionais com capacidade empreendedora, experiência acadêmica no campo dos negócios, conscientes da necessidade para prosseguirem estudos avançados no campo da Administração e campos correlatos, com a flexibilidade intelectual e criatividade que lhes permita obter sucesso num ambiente de negócios cada vez mais dinâmico e instável.

Tipo de oferta: Semestral

Perfil: Para que seja alcançado o perfil pretendido para o egresso do Curso de Administração, será exigida a aquisição de competências e habilidades voltadas a redimensionar o papel do administrador, baseada nos novos paradigmas do ensino da Administração e nos desafios impostos pelas transformações econômicas, ambientais e sociais.

Neste Projeto Pedagógico foram reunidas as competências e habilidades necessárias para a formação do profissional de administração, procurando contextualizá-las, no sentido de integrar o saber-agir-reagir na capacidade de resposta e na mobilização dos diversos recursos para se equacionar as diversas demandas e situações em que o administrador se insere e onde é exigido, sendo a formação do profissional baseada em uma abordagem generalista associada às qualificações e saberes específicos.

 

Requisitos:  Ensino Médio Completo


Competências

  • Planejar, organizar, dirigir e controlar todos os processos organizacionais, empregando os métodos e técnicas condizentes com as exigências do atual estágio de desenvolvimento das ciências e das tecnologias, preservando o senso ético e moral;
  • Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo de trabalho, atuar preventivamente, transferindo e generalizando conhecimentos em prol da preservação dos recursos humanos e materiais;
  • Compreender as etapas fundamentais do processo administrativo, estabelecendo metas mediante as situações e os fenômenos inerentes ao ambiente de trabalho e ao contexto socioeconômico e político;
  • Identificar as principais referências bibliográficas que constituem o campo do saber da Administração, integrando as áreas de conhecimento que fundamentam o exercício profissional;
  • Reconhecer a pluralidade de fundamentos teóricos e metodológicos que sustentam múltiplas facetas da produção humana, evitando categorizações meramente redutoras e funcionais, e buscando desenvolver o ato de administrar de forma consciente e dinâmica;
  • Dominar as modernas tecnologias administrativas transportando-as para o ambiente laboral assegurando estratégias de competitividade;
  • Interpretar as situações nas instituições, a partir de referencial teórico veiculado durante o curso, aplicando estes conhecimentos na resolução de situações do cotidiano do exercício da sua profissão, de modo a garantir a integralidade de suas ações.
  • Conceber que o ato de administrar exige uma construção coletiva que se dá em situações de interação entre os indivíduos e a cultura na qual vive, colocando em uso as capacidades pessoais de cada um;
  • Auto planejar-se, auto organizar-se, estabelecendo métodos próprios para gerenciar seu tempo e seu espaço de trabalho;
  • Ser flexível diante da realidade, exercitando o pensamento crítico e reflexivo, respeitando diferentes pontos de vista, discutindo posições divergentes e comprometendo-se com a reconstrução dos saberes, respeitando às diferenças, as responsabilidades, pautado nos princípios de solidariedade, justiça, disciplina, ética, democracia, zelando pela dignidade profissional e pela qualidade da atividade administrativa, sob sua responsabilidade;
  • Aplicar os conhecimentos nas diversas situações encontradas no mundo do trabalho transferindo conhecimentos da vida cotidiana para este ambiente e vice-versa;
  • Fazer generalizações indutivas e construtivas, através do desenvolvimento dos seguintes atributos: iniciativa, criatividade, vontade de aprender, abertura às mudanças, consciência da qualidade e das implicações éticas e estéticas do seu trabalho;
  • Buscar de forma independente e contínua de aperfeiçoamento profissional seja por meio de investigação e reflexão pessoal, seja por meio de participação em congressos, seminários, encontros, ou cursos livres e regulares que lhes faculte ampliar o seu universo cultural, fortalecer suas competências para o exercício profissional e desenvolver-se como pessoa;
  • Ter consciência política ampla que lhe possibilite contribuir para o planejamento e gestão dos projetos e das discussões acerca de temas relacionados à área administrativa e à sua categoria profissional;
  • Adotar o trabalho em equipes, garantindo a construção coletiva dos projetos, dos processos, das técnicas e das variadas estratégias de avaliação do rendimento dos indivíduos do seu próprio desempenho, de modo a facilitar o processo de desenvolvimento de ambos;
  • Mediar o processo de trabalho arrolando os procedimentos empregados e as diferenças encontradas, promovendo o debate sobre resultados e métodos, orientando as reformulações e valorizando as soluções pertinentes, elaborando uma síntese, em função das expectativas administrativas previamente estabelecidas em seu planejamento;
  • Incentivar e sensibilizar os indivíduos a serem cooperativos, entretanto estimulando a confrontação de ideias que favoreçam a formulação de argumentos e sua validação, demonstrando sua autonomia de ação ao enfrentar desafios, pautando seu agir em atitudes de solidariedade e de repúdio a qualquer tipo de discriminação e injustiça.

 

Critérios de Avaliação

A avaliação da aprendizagem, realizada no curso de Administração da Faculdade Itaboraí, procura, em primeiro lugar, desenvolver a capacidade de análise e crítica do corpo discente, oportunizando aos alunos momentos de reflexão sobre sua aprendizagem.

Os instrumentos utilizados são a prova objetiva, os seminários, os trabalhos de pesquisa e demais textos críticos de cunho avaliativo.

A participação dos discentes nos eventos científicos da Faculdade, como a Semana de Iniciação Científica e a Jornada Acadêmica, também é utilizada para avaliação da aprendizagem nas disciplinas do curso, sempre que a temática desenvolvida pelos alunos apresenta relação com os conteúdos trabalhados pelos professores.

A elaboração e apresentação pública do Trabalho Final de Curso (TCC), realizado na forma de artigo científico, também é objeto de avaliação. Em banca constituída pelo orientador do trabalho e por mais dois professores, os alunos têm a oportunidade de fazer a exposição de sua produção e responder aos questionamentos dos docentes, com eles dialogando sobre sua experiência de pesquisa. A essa atividade, é atribuída uma nota de aprovação ou um conceito de não reprovação, com recomendação de reformulação, ou de reprovação, sem direito a revisão, implicando na realização de novo texto, com a submissão a nova avaliação, de igual teor e forma, no(s) período(s) letivo(s) subsequente(s).

Ainda, em relação à avaliação da aprendizagem, a Faculdade Itaboraí adota como ações específicas:

  • Desenvolver estudos permanentes para o aperfeiçoamento do processo de avaliação da aprendizagem;
  • Avaliar, periodicamente, a metodologia de elaboração e aplicação de provas, exames, testes e similares, assim como de apuração dos resultados;
  • Estimular os professores ao uso sistematizado dos recursos da tecnologia educacional, em apoio às metodologias de ensino adotadas;
  • Desenvolver experimentos para o processo de auto avaliação do aluno, como parte do processo de avaliação da aprendizagem.

Portaria do MEC

  • Resolução nº 2 de 14/10/93 do CFE
  • Parecer CES/ CNE 146/2002
  • Parecer CES/CNE 134/2003
  • Resolução nº 1, de 02/02/2004 do CES/CNE, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Administração.
    • Portaria Ministerial nº 4.532 de 23/12/2005, publicada no DOU em 26/12/2005 – Credenciamento da Instituição.
    • Portaria Ministerial nº 4.536 de 23/12/2005, publicada no DOU em 26/12/2005 – Autorização de Curso Vinculada a Credenciamento (Parecer/despacho: 2612/2005).
    • Portaria Ministerial nº 258 de 13/07/2011, publicada no DOU em 14/07//2011 – Reconhecimento do Curso de Administração.
    • Portaria Ministerial nº 704 de 18/12/2013, publicada no DOU em 19/12//2013 – Reconhecimento do Curso (Parecer/despacho: 205/2013).

 

Avaliações

  • No processo de Reconhecimento de 13/07/2011:   Nota: 3
  • No processo de Avaliação ENADE em 12/2012:     Nota: 3

Grade e Corpo Docente

Grade Curricular:

 

Matriz Curricular 60

 

Corpo Docente:

  • M.e André Luis Brown de Carvalho

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8563798647723467

Disciplinas Acadêmicas: Gerência de Projetos.

  • M.e Carolina Silveira Rocha Machado

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4566199573807686

Disciplinas Acadêmicas:  Teoria dos Jogos.

  • Esp. Douglas de Freitas Cardoso

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6671690678917270

Disciplinas Acadêmicas: Direito Social e Trabalhista.

  • M.e Elisane Nunes da Silva

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1262843633964067

Disciplinas Acadêmicas: Comunicação Empresarial.

  • Esp. Leonardo Werneck Paulo

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2393676081239625

Disciplinas Acadêmicas: Administração de Vendas; Planejamento Organizacional Integrado; TEA V – Gestão Século XXI; Negociação.

  • M.e Mateus Silva da Conceição

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1662476339317279

Disciplinas Acadêmicas: Orçamento Empresarial.

  • M.e Natália Cristina Corrêa Castelo Branco

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3726627584259208

Disciplinas Acadêmicas: Comportamento do Consumidor; Estágio Supervisionado em Administração; Seminários Avançados em Pesquisa.

  • D.r Pando Angeloff Pandeff

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6558281213509939

Disciplinas Acadêmicas:Estágio Supervisionado em Administração II.

  • M.e Rafael da Silva Piran

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7023728481197612

Disciplinas Acadêmicas: Administração de Materiais.

Última atualização em 02/01/2017 – 18:14


Aguarde...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *