CURSO DE Presencial

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

  • Modalidade: Bacharelado
  • Carga Horária: 3000 horas
  • Duração do Curso: Mínimo de 4 anos e, máximo de 8 anos.
  • Turno: Noturno
  • E-mail: 0352.andresilva@cnec.br
  • Coordenador do Curso: André Cantareli da Silva
  • Investimento Mensal: R$ 908,87

Objetivo:

  • Objetivo Geral

Proporcionar formação para que o profissional da área de Ciências Contábeis detenha o domínio de técnicas e o desenvolvimento de competências, que o permita atuar dentro de um contexto globalizado e desafiador, em ritmo acelerado de mudança.

Esse profissional deve ser capaz de interagir dinamicamente com o ambiente de negócios no qual estão inseridas as pequenas, médias e grandes empresas.

  • Objetivos Específicos
    • Desenvolver os conhecimentos contábeis com base em princípios éticos.
    • Desenvolver a capacidade de identificar novas oportunidades de ação do contador dentro das tendências do mercado.
    • Instrumentar o contador com as tecnologias da informação para a devida escrituração dos fatos contábeis e tomada de decisões.
    • Desenvolver a consciência da responsabilidade social respeitando os princípios de contabilidade.
    • Oferecer um ensino de qualidade técnica e objetiva que leve ao conhecimento de todas as ramificações da profissão contábil.
    • Demonstrar a relevância da contabilidade nas organizações, sendo esta a mais valiosa fonte de informação à administração e, portanto, imprescindível ferramenta gerencial.
    • Valorizar a prática como didática avançada ao conhecimento.
    • Desenvolver habilidades para o gerenciamento de pessoas e de processos.
    • Conscientizar da responsabilidade do contador quanto a imagem e a credibilidade da empresa junto aos diferentes agentes arrecadadores e respectivos órgãos fiscalizadores.
    • Proporcionar o desenvolvimento de uma visão sistemática organizacional.

Tipo de oferta: Semestral

Requisitos:  Ensino Médio Completo

 


Perfil

O Curso de Ciências Contábeis pretende, através de uma base teórica aliada ao conhecimento de mercado, proporcionar ao acadêmico exercer inúmeras atividades como: auditoria, perícia, mediação e arbitragem, contabilidade, controladoria, docência e gerenciamento, seja como empresário, profissional liberal e ou profissional com vínculo empregatício, em organizações privadas, públicas e do terceiro setor.

Os conteúdos programáticos dinamizados através de diferentes estratégias de ensino, com base em práticas pedagógicas inovadoras e avaliadas por instrumentos adequados, destinam-se a possibilitar o desenvolvimento de competências e habilidades capazes de permitir ao egresso:

  • Manifestar uma conduta gerencial e humana, alicerçada na ética aliada à responsabilidade social e profissional;
  • Atuar profissionalmente na contabilidade, na gestão e no gerenciamento de organizações, mediante ações cientificamente fundamentadas, tecnicamente adequadas e socialmente significativas, especialmente na mensuração e quantificação de informações financeiras, econômicas e patrimoniais; em auditorias, perícias, em atividades atuariais e de controladoria, seja no âmbito nacional ou no internacional;
  • Desenvolver sensibilidade para mudanças, repensando o papel do Contador, seja na questão financeira e humana, perante a sociedade;
  • Estabelecer uma comunicação interpessoal eficiente, considerando que diferentes opiniões facilitam a solução de problemas;
  • Planejar e desenvolver/implementar ações pertinentes ao seu campo de atuação profissional, em consonância com as necessidades/demandas/potencialidades regionais, nacionais, e mundiais;
  • Planejar, implementar e avaliar ações profissionais, considerando diferentes possibilidades de realização, analisando vantagens e desvantagens, implicações, riscos e resultados, de forma a selecionar a(s) mais adequada(s) aos interesses organizacionais, atentando para modelos inovadores de gestão;
  • Agir de forma prudente, crítica e eficaz, tomando decisões coerentes nas demandas geradas pela interdependência econômica do mundo contemporâneo, quer entre empresas, quer entre nações;
  • Utilizar amplamente os modernos recursos de tecnologia de informação em favor da agilização de processos contábeis da organização e disseminação da informação para facilitar a tomada de decisão em diferentes níveis organizacionais;
  • Interagir com os demais conhecimentos necessários à aplicação da Ciência Contábil nas organizações, especialmente com os relacionados à legislação.

Critérios de Avaliação

A avaliação da aprendizagem, realizada no curso de ciências contábeis da Faculdade Itaboraí, procura, em primeiro lugar, desenvolver a capacidade de análise e crítica do corpo discente, oportunizando aos alunos momentos de reflexão sobre sua aprendizagem.

Os instrumentos utilizados são a prova objetiva, os seminários, os trabalhos de pesquisa e demais textos críticos de cunho avaliativo.

A participação dos discentes nos eventos científicos da Faculdade, como a Semana de Iniciação Científica e a Jornada Acadêmica, também é utilizada para avaliação da aprendizagem nas disciplinas do curso, sempre que a temática desenvolvida pelos alunos apresenta relação com os conteúdos trabalhados pelos professores.

A elaboração e apresentação pública do Trabalho Final de Curso (TCC), realizado na forma de artigo científico, também é objeto de avaliação. Em banca constituída pelo orientador do trabalho e por mais dois professores, os alunos têm a oportunidade de fazer a exposição de sua produção e responder aos questionamentos dos docentes, com eles dialogando sobre sua experiência de pesquisa. A essa atividade, é atribuída uma nota de aprovação ou um conceito de não reprovação, com recomendação de reformulação, ou de reprovação, sem direito a revisão, implicando na realização de novo texto, com a submissão a nova avaliação, de igual teor e forma, no(s) período(s) letivo(s) subsequente(s).

Ainda, em relação à avaliação da aprendizagem, a Faculdade Itaboraí adota como ações específicas:

  • Desenvolver estudos permanentes para o aperfeiçoamento do processo de avaliação da aprendizagem;
  • Avaliar, periodicamente, a metodologia de elaboração e aplicação de provas, exames, testes e similares, assim como de apuração dos resultados;
  • Estimular os professores ao uso sistematizado dos recursos da tecnologia educacional, em apoio às metodologias de ensino adotadas;
  • Desenvolver experimentos para o processo de auto avaliação do aluno, como parte do processo de avaliação da aprendizagem.

Portaria do MEC

O curso foi autorizado pela Portaria SESU/MEC nº 4.534, de 23/12/2005, publicada no DOU de 26/12/2005 com a denominação de Bacharelado em Ciências e reconhecido pela Portaria SESU/MEC nº 20, de 12/03/2012.

Grade e Corpo Docente

Grade Curricular:

Matriz Curricular 26

 

  Corpo Docente:

  • Dr. André Cantareli da Silva

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2892004017405879

Disciplinas Acadêmicas: Contabilidade Internacional.

 

  • Me. Leonardo Soares Francisco de Almeida

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4721306623325365

Disciplinas Acadêmicas: Trabalho de Curso.

 

  • Me. Rafael da Silva Piran

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7023728481197612

Disciplinas Acadêmicas: Fluxo de Caixa e Capital de Giro; Estágio Supervisionado III; Optativa.

 

  • Me. Sthefani Nogueira Saraiva

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8536023828876219

Disciplinas Acadêmicas: Tópicos Contemporâneos.

 

Última atualização em 02/01/2017 – 15:12


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2 comentários até o momento

comunicacaoitaborai

Boa Tarde Rayanne,

infelizmente ainda não temos previsão para abertura de vagas para o curso de Ciências Contábeis.

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